NFCe – Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica

By | 05/05/2015

Sobre a NFC-e:

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica propõe uma verdadeira revolução no Varejo Brasileiro, muito similar a NF-e. Estar preparado é melhor saída.

O Projeto NFC-e, visa ser uma alternativa totalmente eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo (cupom fiscal emitido por ECF e nota fiscal modelo 2 venda à consumidor), reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, ao mesmo tempo que possibilita o aprimoramento do controle fiscal pelas Administrações Tributárias. Com a NFC-e, também o consumidor é beneficiado, ao possibilitar a conferência da validade e autenticidade do documento fiscal recebido. Neste sentido, propõe o estabelecimento de um padrão nacional de documento fiscal eletrônico, baseado nos padrões técnicos de sucesso da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, todavia adequado às particularidades do varejo.

Cronograma:

2014 | Junho: Contribuintes em início de atividade serão obrigados a emitir NFC-e a partir do dia 1º no Amazonas.
2014 | Julho: A partir do dia 1º, contribuintes relacionados no Anexo Único da resolução do Amazonas e estabelecimentos com faturamento superior a R$ 2.520 mi (2 milhões e 520 mil reais) em 2013 no Mato Grosso estarão obrigados a emitir NFC-e.
2014 | Setembro: A partir do dia 1º, todos os contribuintes, exceto os enquadrados no Simples Nacional, estarão obrigados a emitir NFC-e no Amazonas.
2014 | Outubro: Estabelecimentos do Mato Grosso com faturamento superior a R$ 500 mil estarão obrigados a emitir NFC-e a partir doa dia 1º.
2015 | Janeiro: Todos os contribuintes, incluindo os enquadrados no Simples Nacional, estarão obrigados a emitir NFC-e no estado do Amazonas a partir do primeiro dia do ano.

Mapa:

Mapa da NFC-e

FAQ da NFC-e:

Dúvidas ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *